Faturamento bruto de uma empresa é tudo aquilo que ela arrecadou em suas vendas e serviços prestados, naquele período. Nesse caso, estão inclusos os impostos sobre o faturamento, como o ICMS, para isso basta multiplicar o preço de venda do produto ou serviço pelo total de unidades vendidas.

O cálculo do faturamento bruto é simples. Para chegar ao valor faturado, basta multiplicar a quantidade de itens vendidos ou serviços prestados pelo preço correspondente a cada um deles em um determinado período.

Você pode escolher se deseja chegar ao faturamento anual ou mensal. Para maior controle das finanças, o mais indicado é que o cálculo seja feito mensalmente.

Para chegar ao valor do faturamento bruto, basta usar no cálculo as vendas correspondentes ao período que deseja, utilizando a seguinte fórmula:

faturamento bruto = preço de venda x quantidade vendida

O que é faturamento líquido, como analisar e calcular?

Já o faturamento líquido consiste no valor do faturamento bruto, porém é preciso retirar o que foi pago de impostos referente aos impostos que incidem na venda.

Para calcular seu faturamento líquido, basta subtrair as deduções de vendas e os impostos incidentes sobre cada operação do valor referente ao faturamento bruto em um determinado período.

O faturamento líquido também pode ser calculado ao ano ou mensalmente. Para ter mais controle, é recomendado realizar os cálculos conforme o faturamento bruto e os impostos mensais. Ao fim do ano, basta somar tudo para chegar ao faturamento anual. Calcular o faturamento mensal é até melhor para estimar os custos de suas operações.

Utilizando no cálculo as vendas correspondentes ao período que deseja, a fórmula para se chegar ao valor do faturamento líquido é:

Faturamento líquido = faturamento bruto – deduções de vendas – impostos.