Quando o assunto é ponto de equilíbrio do seu negócio, surgem dúvidas?  Aqui você encontrará algumas respostas sobre esse tema, partindo de análises feitas aplicando o cálculo financeiro em diferentes vertentes sobre o assunto.

O que é ponto de equilíbrio?

O ponto em que não há mais prejuízos, mas também não há lucros. Ou seja, quando a sua empresa fica no zero a zero e qualquer faturamento acima desse ponto pode ser considerado lucro. É a partir deste ponto que os novos produtos vendidos (desde que com margem de contribuição positiva) passarão a gerar lucro para a empresa.

Alguns passos essenciais:

1.    Levantar as Receitas mensais:

Faça um levantamento do seu faturamento médio, ou seja, quanto de dinheiro entra na empresa por mês. 

2. Levantar os percentuais dos Custos Variáveis:

Este segundo passo é mais importante, pois você vai levantar quanto percentualmente os custos variáveis impactam no seu faturamento, ou seja, toda a despesa será somada em percentual sobre o faturamento total e não em valores monetários, despesas variáveis, como comissões, reposição de matéria prima água, luz, telefone etc.

3. Levantar gastos fixos mensais do negócio:

Os principais tipos de gastos fixos são:

·         Financeiros;

·         Administrativos;

·         Pessoal (incluindo salário dos sócios);

·         Serviços de terceiros;

·         Materiais, equipamentos e manutenção;

·         Investimentos fixos em marketing.

·         Outras despesas devem ser inclusas também, como:  13º salário, férias, IPTU etc. E também é interessante colocar uma gordurinha nestas despesas fixas e variáveis para caso de imprevistos que eventualmente acontecem média de 5% a mais do percentual das despesas totais.

Você sabe qual é o mínimo que sua empresa precisa faturar para não ter prejuízo??

(o famoso Ponto de Equilíbrio Financeiro)

Pontos importantes

Saber comprar bem o seu produto para vender bem, custos e qualidades acessíveis.

Ter um bom estoque e que nunca falte nada para um ótimo atendimento das demandas.

Ter um excelente processo dentro da sua empresa entre elas, (Vendas, financeiro, marketing e pós-venda).

Se o seu faturamento for inferior ao Ponto de Equilíbrio, inevitavelmente você terá prejuízo!

Aplicar a fórmula: Ponto de Equilíbrio = Gastos Fixos / % Margem de Contribuição.

PE = Gastos Fixos ÷ % Margem de Contribuição, nada mais é do que o faturamento subtraindo as despesas.

Ponto de equilíbrio é igual aos Gastos Fixos divididos pelo percentual da Margem de Contribuição.

  Seguem alguns pontos de equilíbrio em diferentes vertentes:

Ponto de equilíbrio contábil

Esse é o mais comum e utilizado pelas empresas. Com ele, dividem-se os custos e as despesas fixas pela margem de contribuição, tendo, assim, o valor necessário para igualar os gastos e começar a ter o tão sonhado lucro.     Ponto de equilíbrio financeiro

Esse é muito semelhante ao anterior. A diferença é que ele exclui da conta,  depreciações e outras despesas que a empresa não precisa necessariamente desembolsar, mas que são contabilizadas em um Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), por exemplo.

O que importa aqui são apenas os gastos realizados para tocar o negócio, como despesas administrativas e custos operacionais. É mais ou menos parecido com a ideia de EBITDA, que é o lucro das empresas antes de juros, amortizações, depreciações e impostos.    Ponto de equilíbrio econômico

Por fim, nós chegamos ao ponto de equilíbrio econômico. Nesse indicador, você precisa acrescentar o custo de oportunidade, que considera a margem de ganho que alguém poderia ter se tivesse investido em outro negócio ou em um fundo de investimento, por exemplo. Trata-se da escolha que alguém faz. Ao optar por um caminho, deixa outro de lado, que poderia ser mais lucrativo.

Sendo assim, o negócio escolhido precisa gerar um resultado igual ou superior ao que foi preterido pelo empresário ou investidor. E é aí que entra o ponto de equilíbrio econômico, que, além dos custos, considera o custo de oportunidade para indicar o quanto é necessário faturar para equilibrar esse fator e tornar a opção vantajosa.