O Plano de Negócios é um documento de planejamento que irá descrever seu negócio, os objetivos dele e os passos que devem ser dados para alcançá-los. Nele, é possível demonstrar a viabilidade do seu empreendimento sob diversos pontos de vista – estratégico, mercadológico, operacional e financeiro, por exemplo. Basicamente, o seu Plano de Negócio será o mapa no qual os caminhos a serem percorridos para que sua empresa dê certo estarão representados.
Mas cuidado!
ü Um Plano de Negócio não é apenas um conjunto de ideias e especulações!
É um documento que deve ser escrito a partir de pesquisa e análise de mercado, com informações e dados reais que irão te auxiliar
Porque é importante o plano de negócios?
O Plano de Negócios serve para organizar e planejar cada passo de seu empreendimento.
O que deve ser analisado nesse processo:
Público-alvo, fornecedores, produto e/ou serviço, concorrentes e pontos fortes e fracos de seu negócio, são alguns aspectos que serão analisados de maneira minuciosa dentro do Plano de Negócios.
Você vai precisar de analisar esses três tópicos:
Segmentação de clientes
Os clientes são aqueles que vão consumir seu produto ou serviço, e para chegar até eles você precisa conhecer quem eles são e quais são os seus hábitos de compra.
· Meus clientes são pessoa física ou jurídica?
· Qual a faixa etária, gênero, escolaridade e estado civil deles?
· Com que frequência eles costumam comprar o meu tipo de produto ou serviço?
· Onde compram?
· O que os leva a procurar por esse produto ou serviço?
Porque é importante o plano de negócios?
O Plano de Negócios serve para organizar e planejar cada passo de seu empreendimento.
O que deve ser analisado nesse processo:
Público-alvo, fornecedores, produto e/ou serviço, concorrentes e pontos fortes e fracos de seu negócio, são alguns aspectos que serão analisados de maneira minuciosa dentro do Plano de Negócios.
Análise da concorrência
Verificar alguns pontos fortes e fracos da sua concorrência e realizar comparações com o que está planejado para o seu empreendimento.
· Qual é a qualidade do produto ou serviço do meu concorrente?
· Como está o preço?
· Como é o atendimento prestado?
· Pense em condições de pagamento, horário de funcionamento ou atendimento, serviços de entrega, serviço de atendimento ao cliente, descontos, etc.
· O que faz com que clientes comprem com eles? O que faz com que clientes deixem de comprar?
· Qual é o diferencial do meu negócio? O que fará com que os clientes comprem comigo e não com os concorrentes?
Análise de fornecedores
Os seus fornecedores serão aqueles que irão disponibilizar matéria-prima, equipamentos e outros bens necessários para o funcionamento do seu negócio.
· Do que eu preciso e quem são os fornecedores?
· Quais estão oferecendo o melhor preço e condições de pagamento?
· Quais são as quantidades mínimas de pedido para cada um deles e como isso se enquadra no meu plano?
· Qual é o prazo de entrega?
· Onde os fornecedores estão localizados?
Plano de marketing
O plano de marketing irá descrever todos os produtos minuciosamente.
1-O que é o meu produto ou serviço e como eu posso o descrever?
2-O preço está adequado à qualidade? Como ele se destaca da concorrência?
3-Qual setor minha empresa se enquadra e qual meu plano de distribuição?
Qual é o comportamento de compra do meu cliente?
Como o meu produto chegará até ele?
Vou vender em loja física ou online? Haverá entrega?
E o mais importante: Como o cliente saberá que o meu produto existe?
Plano operacional
O plano operacional é a seção do seu Plano de Negócio que irá descrever o funcionamento do seu empreendimento. Nele, você irá demonstrar os passos necessários para a venda do seu produto ou para a prestação de serviço da sua empresa.
Basicamente, você deve responder a seguinte pergunta: Quanto eu consigo vender em um determinado período?
· Tempo demandado para a realização do processo de venda ou prestação de serviço.
· Quantidade e qualificação dos funcionários.
· Produtividade dos equipamentos e materiais necessários.
· Capacidade de distribuição e armazenamento.
· Disponibilidade e prazos dos fornecedores.
Plano Financeiro
Para escrever o plano financeiro, pense no custo de tudo que você já escreveu até agora: Matéria-prima, fornecedores, equipamentos, estabelecimentos físicos, domínios e hospedagem de lojas online, salários, marketing, etc.
O resultado disso tudo, apresentado em números, será o seu Plano Financeiro. Com ele, você terá uma noção do investimento total do seu empreendimento. O investimento total é subdividido em três partes:
1. Investimentos fixos
2. Os bens que você deverá comprar para que seu negócio funcione de maneira adequada, tais quais equipamentos, máquinas, utensílios e móveis
3. Capital de giro
4. O capital de giro engloba a quantidade de dinheiro necessária para fazer o negócio funcionar normalmente. Tudo isso já considerando a compra de mercadorias para estoque inicial, pagamento de fornecedores e financiamento de vendas.
5. Investimentos pré-operacionais.
6. Estes são todos os gastos necessários antes do início das atividades do negócio. Compreende reformas de imóveis, pagamento de taxas de registro de empresas, hospedagem de sites e outros.
Análise de cenários e avaliação do Plano de Negócio
Pense em formas de potencializar cenários positivos e reduzir custos em caso de cenários negativos.
Antes de finalizar, faça uma avaliação do seu Plano de Negócios. Pense se ele está completo, se as informações estão claras e se seu empreendimento está pronto para encarar as mudanças do mercado. Pense que o seu Plano tem o objetivo de responder a seguinte pergunta: Vale a pena me arriscar e abrir esse negócio? Se a resposta for sim, invista!