Para entender a estrutura de um plano de negócios, primeiro precisamos falar sobre o que é o plano de negócios.

Plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio funciona como um espelho de suas ideias, mas de forma organizada, permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

O plano de negócio contribui para identificar a viabilidade do seu negócio, e a buscar informações mais detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio. Ao final, seu plano irá ajudá-lo a responder a seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?”.

Lembre-se que a preparação de um plano de negócio não é uma tarefa fácil, pois exige foco, persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.

Quais os tipos de Plano de negócios?

  • Mini Plano de Negócio:

O Mini plano de negócio vão de 5 a 10 páginas que resumem quais são as suas pretensões, e onde você deseja chegar. Por ser um plano de negócios sucinto, ele é um dos modelos preferidos dos empreendedores, porém, não é recomendado para negócios mais robustos que demandam mais informações para serem geridos.

  • Plano de Negócio inicial:

Também conhecido como plano Start-up ou Plano Early Stage, é o plano que define as linhas da sua ideia de negócio, contemplando tópicos como o tipo de empresa, quais produtos ou serviços serão oferecidos para o público, equipe de gestão, estratégias etc.

Esse modelo também conta com uma projeção de vendas, balanço e demonstração de resultados, começando com um sumário executivo e finalizando com apresentações de como o projeto será sustentado.

  • Plano de negócio para Expansão ou Crescimento:

Já neste modelo, o plano tem foco principal nos negócios, podendo ou não ser internos, dependendo se a ideia principal é buscar novos financiamentos.

Nos casos de planos internos, o objetivo principal é estabelecer linhas de crescimento com recurso à própria empresa e a toda a equipe que já faz parte do time, mostrando um conjunto de demonstrações financeiras orientadas na nova ideia ou produto.

Já no caso de um plano que está voltado para o crescimento externo da empresa, a ideia principal é conseguir novos investimentos e investidores, sendo necessário incluir uma descrição da empresa, background da equipe e um plano de apresentação completo do novo projeto ou ideia para os investidores em potencial.

  • Plano de negócio de Reestruturação:

O plano de negócios de reestruturação é um plano mais completo que inclui sumário, propósito e as chaves do sucesso da empresa. Sua estrutura se assemelha muito com os planos anteriores, porém, nesse caso a ideia é que o foco seja em reestruturar a empresa já existente, mudando metas, objetivos, estratégias e planos já existentes.

  • Plano de negócio estratégico:

Também voltado para o ambiente interno, o plano estratégico foca principalmente nas decisões de alto nível e estabelece prioridades de forma mais clara, indo além de datas detalhadas e responsabilidades específicas.

  • Plano de negócio operacional:

Este tipo de plano de negócios também é um plano interno e pode ser chamado de plano anual. Seu objetivo é implementar deadlines, objetivos, metas, datas e responsabilidades para as equipes e gerentes durante o ano todo, e pode incluir detalhes e definições de ordem técnica, de acordo com a especificidade de cada negócio.

Depois de ver quais são os tipos de plano de negócios, não deixe de montar o seu e estabelecer todas as metas, além de montar uma apresentação detalhada da sua empresa. Embora possa parecer um passo simples e sem importância, é o plano de negócio que identifica possíveis falhas nas ideias e quais os riscos financeiros para o projeto.

Qual a estruturação do Plano de negócios?

A estrutura do plano de negócios deve apresentar os seguintes pontos:Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Sumário Executivo
O sumário executivo é um resumo do PLANO DE NEGÓCIO. Não se trata de uma introdução ou justificativa e, sim, de um sumário contendo seus pontos mais importantes. É a primeira parte que será lida por um eventual investidor.

Deve conter os pontos principais e mais interessantes do Plano. Nele irá constar: • Resumo dos principais pontos do plano de negócio; • Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; • Dados do empreendimento; • Missão da empresa; • Setores de atividades; • Forma jurídica; • Enquadramento tributário; • Capital social; • Fonte de recursos


Descrição da Empresa

Contém um sumário da empresa, seu modelo de negócio, a natureza, sua história, estrutura legal, localização, objetivos, estratégias e missão.
Produtos e Serviços
Descrição dos produtos e serviços da empresa, suas características, forma de uso, especificações, estágio de evolução. Máximo de duas páginas.

Estrutura Organizacional
Como a empresa está organizada internamente, número de funcionários, principais posições, perfil do profissional. Máximo de duas páginas.

Plano de Marketing
Aqui serão descritos o setor, o mercado, as tendências, a forma de comercialização, distribuição e divulgação dos produtos, preços, concorrentes e vantagens competitivas. O Plano de Marketing de conter de cinco a seis páginas.

Plano Operacional
Descreve o fluxo operacional, cadeia de suprimentos, controle de qualidade, serviços associados, capacidade produtiva e logística. De três a quatro páginas.

Estrutura de Capitalização
Como a empresa está capitalizada. Quem faz parte da sociedade, necessidades de capital de terceiros, forma de remuneração e estratégias de saída.  Duas a três páginas.

Plano Financeiro
Como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro, descrições e cenários, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores. De cinco a seis páginas.