Para a entender a estrutura de um empreendimento, primeiro precisamos falar sobre o que é o plano de negócios. O plano de negócios se trata de um documento feito para solicitar empréstimo e financiamentos, onde é composto o objetivo principal e possíveis estratégias de curto ou longo prazo para a concretização de formação e/ou lucratividade um negócio desenvolvido por empreendedores que visam por evitar erros, perder recursos e gastos sem necessidade.
Deve conter também dentro dele, análises de finanças, o estudo de operação do negócio, descrições de processos internos e externos dentro da empresa etc.
Qual o objetivo do plano de negócios? Um dos principais objetivos do Plano de Negócio é uma visão futura de seu propósito sem perder o mais importante que é o foco e a perspicácia. Entretanto, há alguns fatores no qual a empresa deve se preocupar como, por exemplo: estudar perspectivas, analisar o momento ideal para tomadas de decisões como investimentos, trabalhar o capital de giro, entre outras coisas.
O plano de Negócios é uma ferramenta recomendada para todas as empresas, independentemente de seu tamanho, visando dar proteção ao empreendedor para uma boa e certa tomada de decisão para que a continuidade da empresa seja sucedida.
O plano é definido e formada sua estrutura, em seguida é possível aperfeiçoar recursos financeiros, humanos e tecnológicos, podendo ter uma identificação das oportunidades e ameaças que serão feitas durante o processo de gestão da empresa, assim possibilitando o desenvolvimento de estratégias mais certas para lidar com os problemas e empecilhos do caminho, mas ao mesmo tempo acompanhando e identificando os resultados.
Quais os tipos de Plano de negócios?
Há dois principais tipos de Plano de Negócio, e o que diferem é o público-alvo e seus objetivos.
- Plano de negócios sumário executivo: Tem o direcionamento para investidores para a aquisição de crédito. Sua estrutura é mais breve e contém um resumo geral dos objetivos do negócio. Apresenta o plano financeiro de forma mais firme, objetiva e breve.
- Plano de negócios abrangente: Tem o direcionamento para a elaboração de um novo empreendimento. Sua estrutura diferente da anterior é mais detalhada e possui uma grande análise financeira, mercadológica e operacional.
Qual a estruturação do Plano de negócios?
A estrutura desse plano de negócios deve apresentar os seguintes elementos:
- Capa: Deve apresentar informações sobre a empresa como sua razão social, endereço completo, logomarca da empresa, telefone, e-mail, nome da pessoa que elabora o plano, data da elaboração e o número da cópia ou edição.
- índice: Serve para que o leitor localize rapidamente as informações e identifique o que é oportuno para a sua leitura e encontre isso mais rapidamente.
- Sumário executivo: Deve apresentar de forma resumida os pontos principais do plano, mostrando todas as vantagens do potencial negócio. Essa parte deve motivar o leitor a seguir com a análise do documento.
- Descrição da empresa: Enquanto as outras seções são prévias, essa próxima etapa é a descrição da empresa. Devem ser explícitas as informações principais da empresa como: o que ela irá oferecer, quais serão seus serviços, tipo de empresa e enquadramento (micro, pequena ou média empresa, corporação etc.), como foi fundada ou qual foi a ideia que motivou a elaboração do plano, qual sua área e especialidade, qual o público-alvo, quais serão os diferenciais competitivos de seu ramo, onde se localizará, qual a área de atuação, qual a sua equipe e outros registros.
- Planejamento estratégico: Essa é a parte decisiva da estrutura do plano de negócios onde deve expor todas as estratégias a serem adotadas pela empresa para que seus objetivos almejados sejam alcançados. Esse planejamento estratégico deve ser utilizado como suporte para as tomadas de decisões. Esse processo deve seguir algumas etapas a apresentar sendo elas:
- Missão, visão e valores da empresa;
- Análise do ambiente externo e interno para identificação de ameaças de mercado, pontos fortes e fracos da empresa e oportunidades avulsas;
- Análise de setor de complemento à análise do ambiente externo;
- Estudo da concorrência;
- Matriz SWOT;
- Matriz de relacionamento e estabelecimento das estratégias
- Cenários feitos através do CANVAS
- BSC para desdobramento dos indicadores de desempenho:
- Descrição dos produtos e serviços: Aqui possui a descrição detalhada de um serviço que a empresa irá vender ao mercado, assim sendo possível fazer uma comparação entre outros já existentes no mercado e ter uma base de seus concorrentes, além de que, essa análise permite definir estratégias de produto.
- Plano de marketing.
- Plano de vendas.
- Definição do plano operacional: Nessa etapa possui a descrição do funcionamento da empresa com seu organograma, descrição de equipamentos e recursos humanos necessários, estratégias de programação da produção e Layouts, roteiros de fabricação, instruções de trabalho, softwares de gestão que serão utilizados etc. Além de servir também para a apuração dos custos, com o sistema de custeio.
- Plano financeiro.