As grandes corporações procuram maneiras de ampliar e manter os prazos de pagamento com seus fornecedores em seus negócios, melhorando sua eficiência e reduzindo a necessidade de capital de giro. O alongamento de prazo é uma estratégia excepcional para empresas que buscam a lucratividade do fluxo de caixa de maneira que sua cadeia de suprimentos fique bem mais organizada. E para isso, é necessário um planejamento para desenvolver estratégias eficazes com o intuito de manter a qualidade da saúde econômico-financeira da empresa, bem como a qualidade de sua cadeia de suprimentos.

O que é o alongamento de prazos?

Alongar significa aumentar o prazo pré-determinado de contas que precisam ser pagas, deixando as parcelas mais fáceis de serem pagas e aumentando a chance de quitar. O alongamento de prazos é a estratégia feita pelas empresas de forma competitiva para que os fornecedores liberem o capital de giro.

Como conseguir?

Negociar direto com o fornecedor pode ser uma boa solução para empresas que buscam o equilíbrio do caixa, evitando despesas extras, portanto é importante buscar ferramentas, formas de negociações que ambos os lados serão beneficiados. Uma das maneiras por exemplo é o risco sacado, a empresa sede uma linha de crédito para o seu fornecedor, onde a empresa já negociou com o Banco o prazo que vai atender a necessidade de equilibrar o caixa, este produto pode ser encontrado em vários Bancos, é fácil de ser parametrizado com o sistema da empresa, e pode ser bem atrativo para o fornecedor.

Para aperfeiçoar a gestão do fluxo de caixa, uma das formas é automatizar o ecossistema da cadeia produtiva, e gerenciar os contratos. Proporcionar uma relação de ganha x ganha com os fornecedores e instituições financeiras é de extrema importância.

Entretanto, o pagamento para fornecedores necessita ser planejado de modo que otimize a saúde financeira da empresa e que todos os lados ganhem vantagens, se tornando assim parceiros de negócios.

A principal ideia que temos que ter sobre o alongamento de prazos é que sempre será necessário o bom relacionamento entre empresa e fornecedor, onde haja uma relação na qual os dois lados se beneficiem e seja justo para ambos, como dito anteriormente. Dessa forma, o fornecedor deve produzir ou revender seus produtos, e o comprador compra esses produtos, pois precisa deles para manter seu negócio. Ou seja, essa é uma relação cujo os dois lados se ajudam, tendo extrema importância para a lucratividade dos dois negócios.

Benefícios do alongamento de prazos:

Há alguns benefícios ao realizar um alongamento de prazo de pagamento com fornecedores, como o capital de giro, fluxo de caixa etc. Veremos agora quais são exatamente esses benefícios;

Capital de Giro:

O capital de giro é basicamente as decisões de compra e venda tomadas pela empresa e não por terceiros, tais como suas atividades financeiras e suas questões operacionais. Deve obrigatoriamente manter as atividades sempre em movimento.

É necessário garantir as estocagens, vendas, compra de materiais, venda de mercadorias e prazos de recebimento.

As empresas buscam por diversas formas de conseguir o capital de giro, pois o mesmo mantém sempre um valor estipulado disponível para realizar os pagamentos de contas necessários.

Por conta disso, é muito importante ter o alongamento de prazos na sua empresa para manter e rentabilizar esse capital de giro, sendo assim uma alternativa estratégica para auxiliar na gestão financeira da empresa.

Fluxo de caixa:

O fluxo de caixa é uma ferramenta que possibilita o controle de finanças e mantém o controle financeiro de uma empresa, na qual é possível observar as movimentações, controlar entrada e saída e organizar o capital de giro.

Com os prazos de pagamento alongados, a empresa consegue otimizar a gestão do fluxo de caixa, organizando assim o pagamento conforme as necessidades e estratégia em seu negócio.

Sendo assim, a empresa consegue analisar melhor a necessidade de capital de giro de forma que não prejudica o fornecedor, fazendo com que ele ainda receba o pagamento conforme a data acordada.

Menos endividamento:

Assim que as instituições financeiras recebem o pagamento antecipado de faturas, liberam o capital de giro do sacado que só irá pagar para essas instituições no prazo original alongado. Sendo assim, reduz as possibilidades de ter que contrair dívidas, para só assim aumentar seu capital de giro.

Com esse risco menor de endividamento, a empresa pode passar a focar em desenvolver estratégias para manter a boa qualidade econômica e financeira da empresa por meio de tecnologia, processos novos e inovação.

Vantagens com o fornecedor: Quando sua empresa oferece ao fornecedor a possibilidade de adiantamento do valor, ele pode e irá tirar vantagem e se beneficiar com isso, pois com certeza melhorará o fluxo de caixa dele. E isso é ótimo para a empresa, pois melhora o relacionamento entre empresa x fornecedor e condições de pagamento, qualidade de produtos, taxas de entrega, serviços entre outros.