O Plano de Negócios é um documento de planejamento que irá descrever seu negócio, os objetivos dele e os passos que devem ser dados para alcançá-los. Nele, é possível demonstrar a viabilidade do seu empreendimento sob diversos pontos de vista – estratégico, mercadológico, operacional e financeiro, por exemplo. Basicamente, o seu Plano de Negócio será o mapa no qual os caminhos a serem percorridos para que sua empresa dê certo estarão representados.

                                                Mas cuidado!

ü  Um Plano de Negócio não é apenas um conjunto de ideias e especulações!

É um documento que deve ser escrito a partir de pesquisa e análise de mercado, com informações e dados reais que irão te auxiliar

Porque é importante o plano de negócios?

O Plano de Negócios serve para organizar e planejar cada passo de seu empreendimento.

O que deve ser analisado nesse processo:

Público-alvo, fornecedores, produto e/ou serviço, concorrentes e pontos fortes e fracos de seu negócio, são alguns aspectos que serão analisados de maneira minuciosa dentro do Plano de Negócios.

Você vai precisar de analisar esses três tópicos:

Segmentação de clientes

Os clientes são aqueles que vão consumir seu produto ou serviço, e para chegar até eles você precisa conhecer quem eles são e quais são os seus hábitos de compra.

·         Meus clientes são pessoa física ou jurídica?

·         Qual a faixa etária, gênero, escolaridade e estado civil deles?

·         Com que frequência eles costumam comprar o meu tipo de produto ou serviço?

·         Onde compram?

·         O que os leva a procurar por esse produto ou serviço?

Porque é importante o plano de negócios?

O Plano de Negócios serve para organizar e planejar cada passo de seu empreendimento.

O que deve ser analisado nesse processo:

Público-alvo, fornecedores, produto e/ou serviço, concorrentes e pontos fortes e fracos de seu negócio, são alguns aspectos que serão analisados de maneira minuciosa dentro do Plano de Negócios.

Análise da concorrência

Verificar alguns pontos fortes e fracos da sua concorrência e realizar comparações com o que está planejado para o seu empreendimento.

·         Qual é a qualidade do produto ou serviço do meu concorrente?

·         Como está o preço?

·         Como é o atendimento prestado?

·         Pense em condições de pagamento, horário de funcionamento ou atendimento, serviços de entrega, serviço de atendimento ao cliente, descontos, etc.

·         O que faz com que clientes comprem com eles? O que faz com que clientes deixem de comprar?

·         Qual é o diferencial do meu negócio? O que fará com que os clientes comprem comigo e não com os concorrentes?

Análise de fornecedores

Os seus fornecedores serão aqueles que irão disponibilizar matéria-prima, equipamentos e outros bens necessários para o funcionamento do seu negócio.

·         Do que eu preciso e quem são os fornecedores?

·         Quais estão oferecendo o melhor preço e condições de pagamento?

·         Quais são as quantidades mínimas de pedido para cada um deles e como isso se enquadra no meu plano?

·         Qual é o prazo de entrega?

·         Onde os fornecedores estão localizados?

Plano de marketing

O plano de marketing irá descrever todos os produtos minuciosamente.

 1-O que é o meu produto ou serviço e como eu posso o descrever?

2-O preço está adequado à qualidade? Como ele se destaca da concorrência?

3-Qual setor minha empresa se enquadra e qual meu plano de distribuição?

Qual é o comportamento de compra do meu cliente?

Como o meu produto chegará até ele?

Vou vender em loja física ou online? Haverá entrega?

E o mais importante: Como o cliente saberá que o meu produto existe?

Plano operacional

O plano operacional é a seção do seu Plano de Negócio que irá descrever o funcionamento do seu empreendimento. Nele, você irá demonstrar os passos necessários para a venda do seu produto ou para a prestação de serviço da sua empresa.

Basicamente, você deve responder a seguinte pergunta: Quanto eu consigo vender em um determinado período?

·         Tempo demandado para a realização do processo de venda ou prestação de serviço.

·         Quantidade e qualificação dos funcionários.

·         Produtividade dos equipamentos e materiais necessários.

·         Capacidade de distribuição e armazenamento.

·         Disponibilidade e prazos dos fornecedores.

 Plano Financeiro

Para escrever o plano financeiro, pense no custo de tudo que você já escreveu até agora: Matéria-prima, fornecedores, equipamentos, estabelecimentos físicos, domínios e hospedagem de lojas online, salários, marketing, etc.

O resultado disso tudo, apresentado em números, será o seu Plano Financeiro. Com ele, você terá uma noção do investimento total do seu empreendimento. O investimento total é subdividido em três partes:

1.    Investimentos fixos

2.    Os bens que você deverá comprar para que seu negócio funcione de maneira adequada, tais quais equipamentos, máquinas, utensílios e móveis

3.    Capital de giro

4.    O capital de giro engloba a quantidade de dinheiro necessária para fazer o negócio funcionar normalmente. Tudo isso já considerando a compra de mercadorias para estoque inicial, pagamento de fornecedores e financiamento de vendas.

5.    Investimentos pré-operacionais.

6.    Estes são todos os gastos necessários antes do início das atividades do negócio. Compreende reformas de imóveis, pagamento de taxas de registro de empresas, hospedagem de sites e outros.

Análise de cenários e avaliação do Plano de Negócio

Pense em formas de potencializar cenários positivos e reduzir custos em caso de cenários negativos.

Antes de finalizar, faça uma avaliação do seu Plano de Negócios. Pense se ele está completo, se as informações estão claras e se seu empreendimento está pronto para encarar as mudanças do mercado. Pense que o seu Plano tem o objetivo de responder a seguinte pergunta: Vale a pena me arriscar e abrir esse negócio? Se a resposta for sim, invista!