Os processos financeiros de uma empresa precisam ser bem estruturados para garantir padronização, assertividade, organização e otimização do tempo das tarefas. Ao investir no aperfeiçoamento desses procedimentos, é possível atender ao cumprimento de prazos e auxiliar a comunicação interna das companhias.

 Contas a Pagar e a Receber: Processo operado pela área de Tesouraria, assim com os três próximos processos, que operacionaliza os pagamentos e recebimentos, observando três princípios básicos: Agilidade operacional, confiabilidade e economia;

 Administração do Fluxo de Caixa: Processo que faz a ligação entre as projeções recebimentos e pagamentos e as decisões de captação e aplicação de recursos financeiros;

 Captação de Recursos Financeiros: Processo que alinha a programação dos recursos captados nas várias linhas de crédito à disposição das empresas (que têm custos diferenciados) com o seu fluxo de caixa, visando reduzir os custos financeiros da empresa;

Aplicação de Recursos Financeiros: Processo que define e opera as aplicações temporárias de sobras de caixa, trabalhando preferencialmente com ativos financeiros de baixo risco e alta liquidez;

Faturamento: Processo que emite nota fiscal de venda; emite ordem de carregamento; contrata transportadora; baixa estoque; gera obrigação ao comprador (duplicatas a pagar);

 Gestão de Crédito e Cobrança: Processo dividido em duas atividades; a primeira analisa a capacidade de pagamento dos clientes, conforme as normas de crédito préestabelecidas pela empresa, e a segunda cuida de buscar o retorno dos valores não recebidos daqueles clientes que não puderam pagar os bens ou serviços adquiridos por meio de financiamento, tornando-se inadimplentes (MEDEIROS et al., 2013);

 Controle de estoque: De acordo com o SEBRAE, é o processo adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos da empresa. A parte física é a realizada pela área de logística da organização, enquanto a parte financeira é feita pela área contábil;

 Apuração de resultados: Processo que demonstra, de maneira clara e transparente, os lucros e perdas da empresa, de acordo com os seguintes passos – apurar o saldo final de todas as contas; encerrar todas as contas de receitas e despesas passando-as para uma conta transitória chamada de Resultado do Exercício; contabilizar o imposto de renda; contabilizar as participações estatutárias; transferir o lucro líquido do exercício para os lucros acumulados; 

Gestão patrimonial: Processo que faz a atualização dos valores monetários do patrimônio da empresa, através da contabilização e depreciação de seus bens imobilizados, para que exista um controle efetivo de todo o empreendimento da organização. Este processo envolve as atividades de balanço patrimonial, identificação e baixa do ativo imobilizado, balanço das depreciações, e listas de bens por grupo;

 Orçamentação: Processo para melhorar a rentabilidade da empresa, através de adequações dos custos e despesas da empresa a sua real possibilidade de gerar receitas, de entender as incertezas e riscos do mercado e de expandir-se com solidez; 

Comunicação Financeira: Processo que informa a importância dos seus negócios para os públicos cujas vidas são impactadas pelas suas operações; ajuda a empresa a dar visibilidade aos seus negócios. Os principais assuntos a serem informados por este processo são: Comunicação de fusões, aquisições e IPO’s (primeira venda de ações de uma empresa no mercado); gerenciamento de reputação; posicionamento de altos executivos; relacionamento com investidores; relatórios anuais.